Dicas para quem corre na rua


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Dicas para quem corre na rua

Mensagempor 3por4 » Ter Set 15, 2015 11:46 am

1. Faça um exame médico
Antes de sair andando ou correndo por aí, consulte um cardiologista e um ortopedista. O primeiro vai analisar a quantas anda seu sistema cardiovascular e o segundo dará uma boa olhada no aparelho locomotor, observando, por exemplo, se os joelhos estão em boas condições para a atividade que você pretende fazer. Um bom professor de educação física costuma sugerir essas visitas aos especialistas, antes mesmo de planejar o treino propriamente dito.

2. Invista em equipamentos de qualidade
“Um par de tênis com sistema de amortecimento diminui o impacto da pisada e protege as articulações, ensina Ricardo Cury, ortopedista e professor do Grupo de Cirurgia do Joelho e Trauma Esportivo da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. E, em vez de peças de algodão, prefira short e camiseta de tecido sintético, que facilitam a perda de calor, são mais leves e, por isso mesmo, mais confortáveis.

3. Alongue-se
Esse tipo de exercício é fundamental para aumentar a flexibilidade das pernas e preparar os músculos para a atividade física propriamente dita. Mas atenção com o alongamento depois da prática esportiva — ele deve ser leve para não ultrapassar os limites do corpo. Lembre-se: após a atividade física, há um desgaste natural em todo o corpo. Então, se você não pegar leve no estica-e-puxa, podem ocorrer microlesões.

4. Hidrate-se
Quem pretende caminhar ou correr precisa criar o hábito de beber bastante água, até porque ela vai sendo perdida conforme nos exercitamos. E, em percursos mais longos, leve um cantil para não ficar com o tanque vazio.

5. Escolha o melhor local e…
Especialmente para quem está começando, um terreno muito duro, irregular ou íngreme contribui para problemas nas articulações. A pessoa força uma determinada região e pode, por exemplo, desenvolver uma tendinite ou uma torsão, explica Cláudio Pavanelli, fisiologista do esporte da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. Por isso, prefira a grama ou até mesmo a esteira, se você ainda não está acostumado a dar voltas e voltas pelo bairro. Ah! os cantos de ruas, perto das valetas, geralmente são inclinados. Então, evite-os para não sofrer uma sobrecarga nos joelhos.

6. … o melhor horário
Prefira os períodos do dia com temperatura mais amena. O calor excessivo acaba limitando seu treinamento. Outra coisa: é melhor sair por aí quando houver trânsito menos intenso. Assim, você faz seu exercício com mais segurança e menos poluição. Seus pulmões agradecem.

7. Atenção na posição dos braços
O ideal é que você deixe os antebraços paralelos ao solo. Isso quer dizer que, no plano, eles devem ficar em um ângulo de 90o em relação ao resto do corpo. Repare, porém, que, ao subir, a postura muda. Assim, você ganha equilíbrio, o que torna todos os outros movimentos mais harmônicos.

8. Olha o sinal vermelho!
Esse é um obstáculo inevitável para quem corre pelas ruas da cidade. E a ordem é não ficar parado. Por isso, quando não for possível prosseguir, dê pequenas voltas enquanto aguarda a luz verde. Ou vá até determinado ponto da calçada e retorne.

9. Respire direito
É simples assim: inspire pelo nariz e expire pela boca. Só que, ao imprimir um ritmo mais veloz ao exercício, acaba-se abrindo a boca na hora errada para levar mais ar para os pulmões. Isso pode ser evitado — basta não acelerar mais do que o habitual.

10. Tome um banho frio
Após a atividade física, alongue-se levemente mais uma vez, como o recomendado no item 3, e fique embaixo da água em temperatura baixa. Uma ducha fria evita a inflamação dos músculos, relaxa a região e minimiza as dores, sugere Ricardo Cury.

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Re: Dicas para quem corre na rua

Mensagempor 3por4 » Ter Set 15, 2015 11:47 am

E mais algumas:

1 -Sempre na Contramão– Corredor de rua corre sempre na contramão dos carros, desta forma ele tem uma maior visibilidade de como está o trafego e pode se proteger de algum problema ou imprudência de algum motorista;

2 -Se Possível na Calçada– As calçadas são para os pedestres e devem ser utilizadas também para a corrida. Infelizmente, em nossas cidades as calçadas são muito ruins e propiciam quedas, principalmente para quem corre a noite. De qualquer forma em muitos locais o piso é menos inclinado que os da rua e vale a pena optar por elas;

3-Sem Zig-Zag– O cruzamento de vias é sempre uma ação que exige muito cuidado. Evite ao máximo ficar cruzando as ruas, optando pela tangência, próximo a calçada e na contramão da via. O cruzamento, quando necessário, deve ser realizado sempre na faixa de pedestre e com o sinal aberto para você. Mesmo tendo realizado todas as ações corretamente observe se não existe nenhum carro, moto ou bike que, desapercebido, esteja cruzando com o farol fechado;

4-À Noite Se Faça Aparecer– Se você costuma correr à noite deve ficar atento em colaborar também como ciclista e motorista utilizando roupas claras e, se possível, com indicativos fluorescentes como braçadeiras, munhequeiras ou outros equipamentos que sejam visíveis às pessoas que dividem a rua com você;

5 – Corrida Defensiva– Como no automóvel o corredor deve sempre correr se protegendo e prevendo os possíveis problemas de desatenção que poderá ocorrer com os motoristas de carro e moto ou ciclistas, principalmente, nas saídas de garagens ou ultrapassagem entre os carros. Antever uma situação de perigo é ter a seu favor 90% de chance escapar dela.

6 -Ouvir Música, Sim ou Não?– De preferência, não. Os “iPods”, muito utilizados para motivação dos corredores, fazem com que a atenção no percurso e no trafego diminua, além de fazer com que o corredor deixe de escutar os sons do ambiente como buzinas e sirenes. Se você é do tipo de pessoa que não aguenta correr sem ouvir música eduque-se a ouví-la baixinha no ouvido, para que você se mantenha em alerta enquanto corre.





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